O estilo pessoal de cada um de nós não é definido simplesmente pelo nosso signo solar, mas é uma mescla de vários posicionamentos planetários em nosso mapa astrológico.
Nas datas em que as pessoas dão presentes como Natal, Dia das Mães e dos Pais sempre vemos matérias com sugestões de presentes baseadas nos 12 signos. É fácil observar que muitas dessas sugestões não combinam com a pessoa que pretendemos presentear, não é mesmo?
Acontece que a Astrologia vai muito além do signo solar e descobrir o estilo e o gosto de cada pessoa não é uma tarefa tão simples assim, mas vamos tentar explicar porque isso acontece.
O Sol percorre os 12 signos ao longo do ano permanecendo 30 dias em cada um deles. Portanto, signo solar é esse que dizemos quando perguntam de que signo somos. Assim como o Sol é o centro do nosso sistema planetário, o signo do sol é extremamente importante, pois revela um modelo de desenvolvimento da nossa identidade, o nosso propósito nesse mundo.
A Lua representa o que trouxemos conosco na forma de hábitos e condicionamentos, nossa herança genética e familiar, nossas reações emocionais, e mais ainda, o que precisamos para nos sentirmos bem interiormente. A palavra é “nutrição emocional”. Junto com o Sol, a Lua forma o par primordial da nossa identidade.
O Ascendente é o signo que se eleva no horizonte leste ou Nascente no instante em que respiramos sozinhos pela primeira vez, ou seja, no momento mesmo do nosso nascimento. Na Astrologia esse signo indica nossa aparência física, comportamento, maneiras, etc. Na verdade não apenas esse signo, mas se houver qualquer planeta próximo dele, as qualidades associadas a esse planeta irão se combinar às do signo ascendente, também.
Para usar uma linguagem próxima da informática, eu diria que o Sol é o ’software’ que recebemos ao nascer e que temos que aprender a “rodar” no nosso ‘hardware’, ou seja, na nossa vida, enquanto o Ascendente é a “interface” com que nos apresentamos socialmente, a forma como somos vistos pelo mundo externo.
O Sol, a Lua e Ascendente formam o que os astrólogos chamam de tripé da personalidade, pois somos na realidade uma mescla desses três pontos.
Temos ainda outros planetas importantes para a definição da personalidade, como Mercúrio, Marte e Vênus. A posição de Vênus num signo, por exemplo, vai revelar muito sobre nossos gostos e forma de vestir.
Quando lemos que os nascidos em Leão adoram cores vibrantes como amarelo ou laranja, e resolvemos dar uma camisa amarela para o papai, podemos estar dando uma grande ‘bola fora’ isso sim! Se o papai tiver Vênus em Virgem, o signo seguinte a Leão, sua lista de cores favoritas será composta de tons pastéis ou neutros até os tons de terra, quando não o branco, que sugere limpeza. Vênus está sempre pertinho do Sol e pode estar um ou dois signos adiante ou atrás daquele que a pessoa nasceu.
Assim nosso estilo pessoal, nossa maneira de ser será sempre o resultado de uma mistura que inclui vários planetas de nosso mapa. Cada um de nós é único e inimitável. Conhecermos a nós mesmos, cada dia mais, é o caminho mais seguro para nos aceitarmos e nos amarmos como somos, com nossas deficiências e também qualidades, exclusivamente e apenas nossas.