AstroBrasil



Mercúrio retrógrado

Por Titi Vidal

Entre os dias 10 e 30 de dezembro de 2010 Mercúrio está retrógrado .

Um planeta fica retrógrado quando aparentemente, olhando da Terra para o Sol, ele segue o movimento contrário ao do Sol. É um efeito visual apenas, pois nenhum planeta para de girar e torna a caminhar para o lado oposto. Mas os efeitos disso são facilmente sentidos em nós.

Quando alguém nasce com um planeta retrógrado, a energia daquele planeta tende a ficar mais contida, é um pouco mais difícil expressar suas características, especialmente dependendo do signo em que está. Pode haver uma necessidade de repetição daqueles assuntos para um melhor aprendizado, uma maior lentidão ou até uma dificuldade.

No caso de Mercúrio, quando alguém nasce com ele, certamente precisará repetir mais vezes o que fala e ler ou ouvir mais vezes para aprender. Mas são excelentes revisores, sua memória tende a ser boa e quando fixa alguma coisa, fixado está.

Quando Mercúrio fica retrógrado no céu, todos nós sentimos seus efeitos. É um período em que os assuntos envolvendo comunicação, vendas e negócios podem ter mais dificuldade. As coisas podem parecer mais amarradas e o que vinha acontecendo pode mudar de direção.

O mesmo vale para tudo que é feito durante o período em que está retrógrado, quando fica novamente direto as coisas mudam de direção. Por isso não é um bom momento para negócios, compras e vendas, divulgações.

Pode haver problemas nas comunicações, nos emails, correspondências que atrasam, mensagens que não chegam. Podemos precisar repetir coisas e retomar assuntos que achávamos encerrados. Somos levados a repensar coisas, rever assuntos, fazer revisões. Por sinal, é um ótimo momento para isso. Rever coisas, retomar assuntos antigos, fazer o possível para resolver antigas pendências. Voltar atrás também é bem vindo nesta fase. Organizar rotina, reler livros, olhar velhas fotos, resgatar antigos contatos. Tudo isso vale a pena e é a hora para isso mesmo.

É um tempinho que exige paciência, pois as coisas parecem mais lentas, em especial quando o assunto é troca, comunicação, negociação. Mas se usarmos essa energia em nosso favor, podemos rever o que precisa ser revisto, analisar bem os nossos planos, verificar os detalhes que faltam e acertar as pendências necessárias para que tudo possa fluir.

Se fizermos isso, quando Mercúrio retomar seu curso direto, tudo fica mais fácil e podemos dar sequência a tudo aquilo que foi planejado.

Quem sente mais Mercúrio retrógrado são especialmente os geminianos e virginianos, regidos por este planeta, ou quem tem ascendente ou concentração de planetas nesses signos e aqueles que tem Mercúrio forte no mapa. Para esses essa fase tende a ser mais perceptível e a necessidade de paciência aumenta bastante. Mas é a oportunidade de olharem para dentro, repensarem hábitos, costumes, ações e comportamentos.

Rever idéias e opiniões e fazer uma necessária pausa para organizar os detalhes. Fazer um balanço, uma avaliação, diminuir temporariamente o ritmo, até para conseguir dar sequência a todos os planos e possibilidades quando for o tempo certo.

Para quem já nasceu com Mercúrio retrógrado, a fase é positiva, pois o planeta no céu está caminhando na mesma direção do momento de nascimento e então para essas pessoas cujos assuntos regidos por Mercúrio – comunicação principalmente – tendem a ser mais difíceis, tem a oportunidade de se soltar mais e sentir que tudo flui mais facilmente.

Portanto, como tudo que o céu nos apresenta, Mercúrio retrógrado pode ter suas desvantagens, mas se soubermos respeitar o que pede, pode ser muito favorável e positivo.

Desta vez a retrogradação de Mercúrio acontece dentro de um contexto muito especial. Estamos terminando um ano intenso, em que muita coisa aconteceu e está acontecendo.

É um momento que está nos chamando para reflexões e mudanças profundas. Estamos sendo chamados para seguir nosso real propósito de vida e para isso precisamos estar mais em contato com nossa essência.

O céu está nos mostrando que muitas de nossas escolhas não têm a ver com este propósito e isso já vem sendo apontado faz algum tempo.

Neste momento em especial, temos alguns planetas reforçando isso. Plutão, que já está em Capricórnio faz algum tempo, está conjunto ao nodo sul, mostrando que mudanças precisam ser feitas para que os propósitos mais verdadeiros possam ser seguidos.

Neste momento, Marte e Mercúrio também estão por ali, enfatizando isso e nos levando a decisões e ações neste sentido.

Agora Mercúrio retrograda neste ponto, pedindo uma reflexão muito honesta e profunda sobre o que desejamos fazer e o que é importante para nossa vida.

As reflexões deste momento devem ser feitas com a responsabilidade capricorniana e com muita sinceridade. É importante não termos medo do que podemos encontrar, pois em uma fase tão intensa e com tanta necessidade de definirmos de fato quem somos e o que queremos, podemos descobrir que queremos algo bem diferente daquilo que já temos hoje e neste caso as mudanças serão extremamente necessárias. Claro que podemos descobrir que já estamos afinados com nossos objetivos e propósitos, mas mesmo neste caso talvez seja necessário alguma reflexão e um aprofundamento. De qualquer forma, é hora de refletir.

E nada melhor do que um Mercúrio retrógrado nos últimos dias de um ano tão intenso e às vésperas de um ano que promete tantas mudanças. Assim, é hora de fazer um balanço de tudo que já passou e definir tudo que queremos para o ano que logo já vai nascer.

Boas reflexões!

0 Responses to “Mercúrio retrógrado”


  1. No Comments

Deixe um Comentário